
Primeiramente saiba que este não é um nome comum, mas é conhecido por algo bem frequente: medo de dirigir!
O medo da direção atinge cerca de 6% da população e é considerado um tipo de transtorno psicológico que possui como comportamento característico o medo irracional de conduzir um veículo, podendo provocar sintomas físicos como tremores, boca seca sudorese, tensão muscular, aceleração do ritmo cardíaco, náuseas e vertigens diante da possibilidade de dirigir.
Contudo, existem dois pontos importantes que devem ser considerados quando se fala em amaxofobia:
– ausência de familiaridade com o carro, e
– receio de errar e de receber críticas.
Como o medo pode atrapalhar:
Os medos costumam estar relacionados com possibilidade de perda de controle do carro, de causar algum acidente, de passar por túneis ou viadutos ou até mesmo da exposição de ser observada, criticada ou de dar “vexame”.
Contudo, muitas pessoas não procuram tratamento psicológico para este problema pois temem o julgamento dos outros, já que existe a crença limitante de que dirigir deve ser para todos algo normal do nosso dia a dia. Desta forma, dirigir envolve muitas aptidões que precisam ser exercitadas com frequência para que comece a se tornar uma ação automática.
Como superar o medo:
É possível superar o medo de dirigir? Com certeza! Lembra daquele ditado: “a pratica leva a perfeição”? Pois bem, em relação à direção isso pode te ajudar. Comece praticando em ambientes com pouco ou nenhum movimento de veículos e pessoas para que você consiga se sentir mais confiante. Com o tempo vá ampliando seus limites e perceberá que estará vencendo esses bloqueios. Não se recuse a procurar um tratamento psicológico. Ele poderá te ajudar a vencer os bloqueios mentais que te atrapalham a conquistar a sua independência na direção. Você consegue!
Fonte: Unoesc & Ciência – ACBS, Joaçaba, v. 4, n. 1, p. 39-48, jan./jun. 2013
Veja também: Como trocar o pneu do carro.